UOL Notícias Notícias
 
09/08/2010 - 16h31

Paraguai verifica denúncia sobre construção de muro na fronteira com o Brasil

ANSA
ASSUNÇÃO, 9 AGO (ANSA) - A Chancelaria paraguaia informou hoje que ordenou a verificação de uma parte da fronteira com o Brasil após denúncias de que autoridades brasileiras construíram um muro para impedir a passagem de seus cidadãos que pretendiam fazer compras no Paraguai.

O muro teria sido construído em Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã, por onde entram diariamente milhares de brasileiros para adquirir produtos no lado paraguaio da fronteira.

Segundo denúncias de comerciantes locais, que cederam fotos à imprensa, as autoridades do Brasil construíram cordões de concreto e fecharam as ruas com correntes para impedir a passagem.

As cidades de Pedro Juan Caballero e Ponta Porã são separadas por uma avenida, e os moradores de ambas as localidades passam sem muitos problemas de um lado para o outro.

O Ministério das Relações Exteriores do Paraguai pediu ao embaixador do Brasil em Assunção, Eduardo dos Santos, que explicasse o ocorrido. O brasileiro, por sua vez, garantiu que o Brasil não adotará nenhuma medida que dificulte a relação bilateral.

O chanceler paraguaio, Héctor Lacognata, informou hoje que enviou ao local a Comissão Demarcadora de Fronteiras para verificar se houve ou não violação territorial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host