UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 19h50

Avós da Praça de Maio ganham apoio internacional à candidatura ao Nobel da Paz

ANSA
BUENOS AIRES, 10 AGO (ANSA) - O juiz espanhol Baltasar Garzón e a senadora chilena Isabel Allende participarão amanhã em Buenos Aires do lançamento do Conselho de Notáveis em apoio à candidatura da associação Avós da Praça de Maio ao Prêmio Nobel da Paz.

O conselho será integrado por personalidades nacionais e internacionais de diferentes âmbitos, entre elas os cantores espanhóis Joan Manuel Serrat e Ismael Serrano e o argentino León Gieco, o jornalista e locutor uruguaio Victor Hugo Morales, o compositor musical Gustavo Santaolalla, que venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora por "Babel" (2006), e o historiador Felipe Pigna.

A entidade humanitária se dedica, desde o fim da ditadura argentina (1976-1983), a localizar as crianças roubadas pelos militares, atuando com um serviço estruturado especialmente para as pessoas que têm dúvida sobre sua identidade por causa da ação dos repressores.

Na época do regime militar, além de terem assassinado e torturado diversos opositores à ditadura, os agentes também roubavam filhos de ativistas políticos e os entregavam a outras famílias.

A candidatura da organização ao Nobel da Paz deste ano foi postulada no começo do ano pelo senador argentino Daniel Filmus. Os vencedores da premiação serão anunciados em outubro deste ano.

Até o momento, por meio das Avós da Praça de Maio, foram recuperados mais de 100 netos, que a partir da descoberta escolheram com qual família preferem viver. A entidade calcula que ainda falta localizar cerca de 400 pessoas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host