UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 10h24

Chanceler da Colômbia expressa cautela ao falar de reunião entre Santos e Chávez

ANSA
BOGOTÁ, 10 AGO (ANSA) - A chanceler colombiana, María Ángela Holguín, foi cautelosa hoje ao comentar a reunião que ocorrerá em algumas horas entre o presidente de seu país, Juan Manuel Santos, e o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, na busca por melhorar as relações bilaterais.

"Não quero pecar por ser otimista. Sinto que para o povo colombiano também, sobretudo para muitas regiões, isto é muito, muito importante, e o fato de que não cheguemos a algo me dá muita preocupação de ser responsável por ser otimista", explicou ela a rádios locais.

Para a ministra de Relações Exteriores, "o objetivo" da reunião "é recompor as relações". "Isso não quer dizer que estamos vendo a decisão já tomada, nem convencidos de que vai passar, mas o objetivo dos países é esse", acrescentou ela.

Caracas rompeu relações diplomáticas com Bogotá no dia 22, ao ser acusada perante o Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA) de permitir em seu território a presença de 87 acampamentos com 1.500 guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

Holguín apontou que esse será um dos temas a serem abordados na reunião, assim como o pagamento de cerca de US$ 800 milhões que a Venezuela deve a empresas colombianas há muitos anos.

A chanceler também não descartou que na pauta esteja o acordo firmado pelo governo do ex-presidente Álvaro Uribe com os Estados Unidos em outubro passado, através do qual militares norte-americanos utilizarão bases da nação sul-americana por até dez anos.

O pacto foi motivo de inúmeras discussões no subcontinente, já que mandatários da região, como por exemplo Chávez, temiam que a iniciativa ameaçasse a paz e soberania de seus países.

"Tudo ficará sujeito ao que acontecerá na reunião de hoje", reiterou a ministra, comentando que durante o encontro, na cidade colombiana de Santa Marta, ambos presidentes terão um momento para falar sozinhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,79
    3,152
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h22

    1,18
    65.148,35
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host