UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 08h14

Denúncia contra o Vaticano por pedofilia é retirada na Justiça dos Estados Unidos

ANSA
NOVA YORK, 10 AGO (ANSA) - Três pessoas que afirmam terem sido sofrido abusos sexuais de padres há décadas no estado norte-americano do Kentucky retiraram a denúncia feita contra o Vaticano junto à Justiça, encerrando o caso.

Segundo informou à ANSA o advogado da Santa Sé nos Estados Unidos, Jeffrey Lena, os magistrados, no entanto, ainda não assinaram o arquivamento do processo.

As possíveis vítimas de pedofilia acusavam o Vaticano de negligência. Seus representantes legais procuravam obter o status de ação coletiva, sustentando que milhares de menores são molestados por sacerdotes no país.

O episódio do Kentucky -- apresentado em 2004 a uma corte de Louisville -- é um dos três que citam a Santa Sé em tribunais norte-americanos.

Recentemente, outro procedimento foi encaminhado no estado de Wisconsin pelas vítimas do padre Lawrence Murphy, que teria abusado de ao menos 200 alunos de uma escola para surdos-mudos.

O processo menciona o papa Bento XVI -- que na época dos episódios era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé -- e os cardeais Angelo Sodano e Tarcisio Bertone -- atual secretário de Estado do Vaticano e então número dois do dicastério responsável por checar este tipo de denúncia.

O outro caso corre no Oregon e cita a Santa Sé, já que ela teria aprovado a transferência da Irlanda a Chicago, e depois a Portland, do sacerdote Andrew Ronan, mesmo sabendo das repetidas denúncias associadas a ele, tornando-se assim corresponsável pelos abusos.

No final de junho, a Suprema Corte dos Estados Unidos resolveu não se pronunciar sobre um recurso encaminhado pelo Vaticano referente a este processo, e reenviou a um tribunal local a decisão sobre se a instituição pode ou não ser civilmente responsável pelas ações de padres que cometeram abusos.

A partir do segundo semestre do ano passado, a Igreja Católica passou a ser alvo de inúmeras denúncias de pedofilia contra membros do clero em diversos países -- entre eles, Irlanda, Itália, Alemanha e Brasil, além dos Estados Unidos --, causando uma grave crise.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h16

    -0,05
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    1,12
    65.403,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host