UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 15h20

Kirchner viaja para Santa Marta para encontro entre Santos e Chávez

ANSA
BUENOS AIRES, 10 AGO (ANSA) - O ex-presidente argentino e secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, viajou há cerca de uma hora a Santa Marta, onde participará da reunião entre os líderes de Venezuela, Hugo Chávez, e Colômbia, Juan Manuel Santos.

De acordo com a agência local Télam, Kirchner deixou a Argentina às 14h15 locais (mesmo horário de Brasília), em direção a cidade colombiana, onde chegaria em no máximo uma hora.

Considerando o encontro uma consequência das gestões de Kirchner, a agência argentina também classifica de "histórica" a reunião entre os dois líderes e as respectivas comitivas que, posteriormente, devem participar de um almoço.

A reunião ocorre na Quinta de San Pedro Alejandrino, na localidade de Mamatoco, no Caribe colombiano e vizinha a Santa Marta. Fundada em 1608, a fazenda é reconhecida e um dos pontos turísticos do país por ter sido a última residência do libertador Simon Bolívar, que viveu lá até a sua morte, em 1830.

O encontro é ainda o primeiro passo em busca da normalização dos vínculos diplomáticos entre as duas nações, rompidos desde 22 de julho quando Caracas foi acusada de abrigar guerrilheiros colombianos em seu território, denúncia que é repudiada por Chávez.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host