UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 14h19

México: Corpos achados em fossas clandestinas continuam sem serem reclamados

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 10 AGO (ANSA) - Dezenas de corpos continuam sem serem reclamados na cidade de Monterrey, norte do México, onde foram achadas nas últimas semanas fossas com restos mortais que pertenceriam a vítimas de "vinganças" entre grupos narcotraficantes rivais.

Em um mês, foram descobertos três locais clandestinos com 73 cadáveres ao todo. O necrotério do município, localizado no estado de Nuevo León e o terceiro mais importante da nação latino-americana, está lotado. Com isso, as autoridades foram obrigadas a alugar um caminhão frigorífico, vigiado por militares.

Para especialistas, os corpos não foram reclamados pelos familiares porque estes temem represálias das autoridades devido a suspeitas de que a maioria estaria envolvida com o tráfico de drogas.

Analistas calculam que em três anos foram registrados cerca de 200 desaparecimentos em Nuevo León, que junto com os estados vizinhos de Coahuila, Durango e Tamaulipas, é cenário de uma disputa entre o cartel do Golfo e o grupo Los Zetas.

As duas organizações criminosas romperam sua aliança meses atrás, o que desencadeou uma guerra que já levou à morte centenas de pessoas.

No último mês de maio, foram descobertos 55 cadáveres em respiradouros de uma mina abandonada em Taxco, estado de Guerrero, sul do México -- tornando o lugar o maior cemitério clandestino do país.

A onda de violência que atinge o México foi iniciada a partir de dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón, então recém-eleito, declarou guerra ao narcotráfico e mobilizou 100 mil militares e policiais para combater os carteis.

Desde então, o número de assassinatos chegou à marca de 28 mil mortos, conforme dados oficiais. Segundo anunciaram entidades empresariais no início do mês, o governo resolveu incorporar ao menos 40 mil guardas privados nesta luta.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,56
    3,261
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    1,28
    73.437,28
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host