UOL Notícias Notícias
 
10/08/2010 - 19h06

Nos EUA, Timerman diz que Am.Latina deve ser independente para resolver seus conflitos

ANSA
BUENOS AIRES, 10 AGO (ANSA) - O chanceler argentino, Héctor Timerman, ressaltou hoje a "a necessidade de a América Latina resolver os seus problemas de forma independente", um dia antes de reunir-se com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Timerman fez a declaração em Washington, onde reuniu-se hoje com Michael Forman, assessor-adjunto do Conselho de Segurança dos Estados Unidos para Assuntos Econômicos Internacionais, e Dan Restrepo, diretor de Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional, de acordo com a Chancelaria argentina.

Durante o encontro com Forman, o chanceler enfatizou a "clara postura argentina sobre a necessidade de se reformar os organismos internacionais, assim como manifestara em reiteradas ocasiões e em diversos foros internacionais a presidente Cristina Kirchner".

"Não é possível que o FMI [Fundo Monetário Internacional], por exemplo, atue como um agente disciplinador em representação dos mercados", lamentou o chanceler.

Posteriormente, Timerman analisou a crise entre Colômbia e Venezuela -- que não mantêm relações diplomáticas desde julho passado -- com Restrepo. Foi durante esse diálogo que ele falou sobre "a necessidade de a América Latina solucionar seus problemas de forma independente".

Em relação à União das Nações Sul-Americanas (Unasul), foro regional atualmente dirigido pelo ex-mandatário argentino Néstor Kirchner, Timerman esclareceu o papel da entidade, que busca atuar nos "conflitos na América Latina" e "apoiar as instituições democráticas em nossa região".

Amanhã, às 10h locais (11h no horário de Brasília), o diplomata se reunirá com Hillary, com quem deve abordar temas políticos, econômicos e de cooperação em "uma ampla agenda bilateral", completou o Ministério das Relações Exteriores argentino.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host