UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 14h38

Brasil realiza exercícios militares na fronteira com o Paraguai

ANSA
ASSUNÇÃO, 11 AGO (ANSA) - O governo brasileiro informou hoje ao Paraguai a realização de exercícios na região da fronteira bilateral, no momento em que os dois países enfrentam divergências justamente pelo isolamento na zona da divisa, denunciado recentemente.

Os exercícios, denominados Nabileque e Forpem, ocorrem entre este e o próximo mês em diversos municípios brasileiros, entre eles os de Bela Vista e Dourados, que ficam perto do Paraguai.

A Chancelaria paraguaia adiantou a informação esclarecendo que exercícios anteriores, incluindo o uso de tanques e aviões, provocaram mal-estar. Na segunda-feira passada, autoridades de localidades paraguaias protestaram contra as ações das forças brasileiras, que estariam influenciando negativamente no turismo local.

Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores do Paraguai informou que ordenou a verificação de uma parte da fronteira após denúncias de moradores e comerciantes do lado paraguaio, de que havia sido construído "um muro" em Pedro Juan Caballero, na divisa com Ponta Porã.

O jornal ABC Color publica hoje em sua edição online que a medida desta quarta-feira é "uma clara demonstração de força". Os militares "levaram às ruas tanques de guerra, armamentos pesados e cães adestrado" em toda a extensão da fronteira.

Estão envolvidos na operação 800 homens armados e 100 veículos militares, além de helicópteros, ainda segundo a publicação local.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host