UOL Notícias Notícias
 
11/08/2010 - 12h06

Visita do Papa à Grã-Bretanha é 'momento de graça', afirma arcebispo de Glasgow

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 11 AGO (ANSA) - O arcebispo de Glasgow, Dom Mario Conti, definiu a viagem que o papa Bento XVI fará à Grã-Bretanha entre os dias 16 e 19 de setembro como um "evento histórico" e um "momento de graça".

Em carta pastoral difundida no domingo e reportada hoje pela Rádio Vaticana, o religioso exortou os fiéis a acolherem com entusiasmo a estadia do líder máximo da Igreja Católica, cuja primeira etapa será na Escócia, que é um "privilégio" para sua arquidiocese.

"Esse tipo de visita é uma ocorrência rara e é somente a segunda de um Papa na longa história do nosso país", continuou a mensagem, completando que os religiosos locais lançarão um mês de preparação especial em todas as paróquias a partir do domingo.

A última vez que um pontífice viajou à Grã-Bretanha foi em 1982. Naquele ano, João Paulo II (1978-2005) esteve durante seis dias em Londres, Liverpool, Manchester e Edimburgo.

Ainda na mensagem, Conti ressaltou a particular importância revestida pelo evento neste momento histórico difícil, no qual a Igreja está "sob ataque".

"Precisamos da presença de Simão Pedro [verdadeiro nome de São Pedro, de quem o Pontífice é sucessor] para dar novo vigor à nossa fé e uma coragem renovada para enfrentar as dificuldades e aliviar a dor que a Igreja e cada um de nós encontra inevitavelmente em um mundo imperfeito e em contínua transformação", afirmou o religioso.

Desde o segundo semestre do ano passado, a instituição religiosa passou a ser alvo de inúmeras denúncias de abusos sexuais que teriam sido cometidos por membros do clero contra crianças em diversos países -- entre eles a Grã-Bretanha.

As acusações provocaram uma grave crise no seio da Igreja, e fizeram com que o Vaticano anunciasse medidas mais rigorosas de combate à pedofilia. Um exemplo foi uma reforma do Motu Proprio, documento de 2001 sobre os delicta graviora, que versam acerca dos crimes graves cometidos por religiosos.

A visita de Bento XVI terá etapas em Londres e Birmingham, na Inglaterra, e Edimburgo -- além de Glasgow --, na Escócia. Em Glasgow, o Papa presidirá uma celebração eucarística no Parque Bellahouston.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,63
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,87
    65.667,62
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host