UOL Notícias Notícias
 
13/08/2010 - 16h40

Kirchner destaca papel da Unasul para solucionar crise entre Colômbia e Venezuela

ANSA
BUENOS AIRES, 13 AGO (ANSA) - O secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kichner, destacou hoje o papel do organismo na retomada dos vínculos diplomáticos entre Venezuela e Colômbia, acordada nesta terça-feira.

"Pela primeira vez na história da Unasul resolvemos um conflito entre dois povos irmãos, que têm um sistema político e ideológico diferente, em paz e harmonia", comentou o ex-presidente argentino, que governou o país entre 2003 e 2007.

Os mandatários da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, resolveram restabelecer relações nesta semana, em uma reunião da qual também participou Kirchner.

Caracas havia rompido laços com Bogotá em 22 de julho, enquanto representantes do então chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe (2002-2010), acusavam a nação vizinha de abrigar membros de guerrilhas em seu território, durante um encontro da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Questionado sobre as razões das diferenças entre ambos países, o secretário-geral da Unasul acusou as "burocracias estatais".

"Não é um problema dos povos, que querem se dar as mãos, é um problema das burocracias estatais, que estão construídas para o contrário", assinalou Kirchner na localidade de El Calafate, na província de Santa Cruz -- administrada por ele entre 1991 e 2003.

O ex-mandatário se pronunciou enquanto participava de um ato oficial do governo de sua esposa e atual presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Em seu discurso, ela se referiu ao "orgulho" que sente por seu "companheiro" devido à "tarefa que desempenhou na contribuição para alcançar uma América do Sul sem interferências de outras potências, que muitas vezes querem dividir e separar", e o felicitou por sua gestão frente à crise "como companheira, argentina e militante política".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host