UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 18h10

Ex-premier espanhol aponta 'sinais' de mudanças em Cuba

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 15 AGO (ANSA) - O ex-primeiro ministro espanhol Felipe González (1982-1996) afirmou, em uma entrevista publicada neste domingo, que existem "sinais" de que a situação de Cuba entrou em uma nova fase.

"Não quero ser ingênuo, mas acredito que há símbolos de que começam a mudar as coisas" na ilha caribenha, afirmou o ex-chefe de Governo da nação europeia ao jornal chileno El Mercurio.

"Seria muito desejável que o início das reformas se produzisse por parte dos próprios irmãos Castro", acrescentou ele, em alusão a Fidel, que governou o país de 1959 até 2008, quando passou oficialmente o cargo ao familiar Raúl, por razões de saúde.

O ex-premier recordou que em 1995 propôs à ilha "um acordo bilateral União Europeia-Cuba, que era idêntico ao modelo do acordo que firmou a UE, estando eu como presidente de Governo [da Espanha], com o Vietnã".

De acordo com González, o que aconteceu com o país oriental após o tratado foi um "êxito econômico e um êxito social muito notável".

Nos últimos tempos, Cuba tem passado por algumas transformações econômicas. No início deste mês, o presidente Raúl Castro anunciou uma série de cortes de empregos estatais e sinalizou uma abertura para a iniciativa privada.

Além disso, o governo acordou a libertação de 52 dissidentes políticos que estavam presos desde 2003 e são considerados delinquentes comuns por Havana. Com intermediação da Igreja Católica e atuação do chanceler espanhol, Miguel Ángel Moratinos, 20 ex-detidos já foram libertados e enviados a Madri, e um deles foi ao Chile.

Na sexta-feira, a instituição católica cubana anunciou que o processo de solturas -- que foi iniciado em julho e duraria até quatro meses -- será retomado com a libertação "em breve" de outros seis opositores, que também irão à Espanha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h09

    -0,32
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h16

    1,63
    62.677,73
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host