UOL Notícias Notícias
 
15/08/2010 - 08h27

Papa exorta católicos a construir um 'futuro luminoso'

ANSA
CASTEL GANDOLFO, 15 AGO (ANSA) - O papa Bento XVI chamou hoje os fieis a construírem um mundo novo e afirmou que o Cristianismo "doa uma esperança forte e abre a estrada" em direção à realização de um "futuro luminoso".

O Pontífice celebrou neste domingo a solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria, na Paróquia de São Tomás de Villanova -- em Castel Gandolfo, região onde ele passa o período de verão do Hemisfério Norte --, afirmando que esta é "uma das mais importantes festas do Ano Litúrgico".

"Hoje, nós todos estamos bem conscientes de que com a palavra 'céu' não nos referimos a um lugar do universo, uma estrela ou qualquer coisa assim. Nos referimos a algo muito grande e difícil de definir com nossos limitados conceitos humanos", explicou ele.

"Queremos afirmar que Deus não nos abandona nem mesmo nela e além da morte, mas tem um lugar para nós e nos dá a eternidade", completou o líder máximo da Igreja Católica.

Segundo Bento XVI, a "serenidade, esperança e paz" dos fieis se fundam no princípio de que em Deus, "no seu pensamento e no seu amor, não sobrevive somente a sombra de nós mesmos, mas Nele e no Seu amor somos custodiados e introduzidos com toda a nossa vida e nosso ser na eternidade".

Após a missa da Assunção, e antes de presidir o tradicional Angelus dominical, Bento XVI também invocou a proteção da mãe de Jesus Cristo, na qual "encontra refúgio toda a humanidade".

"A veneração da Virgem Maria acompanha desde o início o caminho da Igreja e já a partir do século IV aparecem festas marianas: em algumas era exaltado o papel da Virgem na história da salvação, em outras, celebrados os momentos principais de sua existência terrena", comentou o Papa.

"Artistas de todas as épocas pintaram e esculpiram a santidade da mãe do Senhor, adornando igrejas e santuários. Poetas, escritores e músicos renderam honras à Virgem com hinos e cantos litúrgicos. Do Oriente ao Ocidente foi invocada a Mãe Celeste, que sustenta o Filho de Deus entre os braços", continuou ele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host