UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 14h11

Em Assunção, Mujica defende mais integração para a América Latina

ANSA
ASSUNÇÃO, 16 AGO (ANSA) - O presidente do Uruguai, José Mujica, disse hoje em Assunção que os países latino-americanos "se dão as costas", em um pronunciamento após uma reunião com seu homólogo paraguaio, Fernando Lugo.

Ambos mandatários emitiram um comunicado conjunto, e o anfitrião condecorou o chefe de Estado visitante com o Grande Colar Marechal Francisco Solano López, da Ordem Nacional do Mérito.

"Há muito tempo que as repúblicas latino-americanas se dão as costas. Olham para fora, para a Europa, e não olhamos para nós mesmos", manifestou Mujica.

Ele afirmou ainda que Paraguai e Uruguai são países pequenos, que devem andar juntos em seu proveito, em uma época inevitável de globalização. "Mas devemos manejar a globalização, e não deixar que ela nos maneje", acrescentou o presidente.

Por sua vez, Lugo apontou que os atos protagonizados com seu homólogo são "a demonstração completa de que estamos marchando lado a lado com nossos povos no caminho da fraternidade e da cooperação".

Mujica, que chegou ao Paraguai no domingo, se encontrou também com autoridades do Congresso e do Poder Judiciário, e concluiu hoje sua vista oficial.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    -0,96
    3,150
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h49

    0,51
    70.365,53
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host