UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 18h02

Mais três presos cubanos serão libertados ainda hoje, diz familiar

ANSA
HAVANA, 16 AGO - Os presos cubanos Marcelo Manuel Cano Rodríguez, Regis Iglesias Ramírez e Efrén Fernández Fernández viajarão hoje com destino a Madri depois de serem libertados no processo de soltura de dissidentes viabilizado pelo governo de Raúl Castro.

"Outros três, Juan Carlos Herrera Acosta, Fabio Prieto Llorente e Juan Adolfo Fernández Saínz irão à Espanha nas próximas horas", declarou à ANSA um familiar de Iglesias Ramírez.

Em 13 de agosto, a Igreja Católica cubana informou em um comunicado que as libertações iniciadas em julho através de intermédio da instituição religiosa continuariam, e que "em breve" os seis homens deixariam a cadeia e embarcariam em direção à nação europeia.

Eles fazem parte de um grupo de 52 opositores detidos desde 2003 acusados de "mercenarismo a favor dos Estados Unidos" e por "atentar contra a segurança do Estado", que eram tratados por Havana como delinquentes comuns.

"Nos avisaram esta tarde que os três primeiros, dos seis que se vão nesta semana, sairão a Madri nesta mesma segunda-feira", continuou o parente entrevistado pela ANSA.

De acordo com a nota divulgada sexta-feira pela Igreja Católica, "desta forma somam 26 os prisioneiros que aceitaram a proposta de sair da prisão e se transladar à Espanha". Dos homens libertados até agora, 20 foram a Madri e um ao Chile.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host