UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 15h03

Prefeito de cidade mexicana foi sequestrado, diz imprensa

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 16 AGO (ANSA) - O prefeito do município mexicano de Santiago, no estado de Nuevo León, foi sequestrado sem que até agora tenham sido fornecidas pistas sobre seu paradeiro, de acordo com informações difundidas hoje.

Edelmiro Cavazos teria sido levado na noite de ontem ou durante esta madrugada depois de liderar um ato oficial, conforme notícias que não foram confirmadas pelas autoridades locais.

Reportes divulgados pela imprensa asseguraram ainda que o governo municipal realizaria nesta segunda-feira uma reunião de funcionários para discutir o tema.

As fontes indicaram que uma investigação foi iniciada e que agentes do Escritório de Criminalística e Serviços Periciais, vinculado à Procuradoria de Justiça do Estado, se dirigiram à casa do prefeito, em uma zona exclusiva da cidade, para inspecionar o local.

Nuevo León, estado localizado na fronteira com os Estados Unidos, é atualmente cenário de uma onda de violência que inclui sequestros, extorsões e outras atividades criminosas.

A região é disputada em um sangrento confronto entre o cartel do Golfo e seu antigo braço armado, o grupo conhecido como Los Zetas, que há alguns meses rompeu uma aliança que já durava vários anos.

Desde que o presidente Felipe Calderón assumiu o governo do México, em dezembro de 2006, e instituiu a militarização do combate ao narcotráfico, pelo menos 28 mil pessoas morreram em decorrência da violência, segundo dados oficiais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h29

    -0,25
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h37

    0,02
    76.007,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host