UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 18h56

Presidentes dos congressos de Colômbia e Venezuela avaliam ações para retomar laços

ANSA
CARACAS, 16 AGO (ANSA) - Os titulares dos congressos da Colômbia, Armando Benedetti, e da Venezuela, Cilia Flores, avaliaram hoje em Caracas algumas ações para relançar os vínculos bilaterais, incluindo a possibilidade de criar "municípios binacionais".

Benedetti afirmou que a criação desses municípios na fronteira pode favorecer a integração entre ambas nações, que retomaram seus laços na semana passada em uma reunião entre os presidentes colombiano, Juan Manuel Santos, e venezuelano, Hugo Chávez, depois de 20 dias de ruptura.

Sobre a instituição da medida, o parlamentar ressaltou que na Constituição da nação vizinha "há um artigo que, se for desenvolvido poderia ser utilizado por meio de uma Lei Orgânica de Fronteiras".

O chefe do Congresso da Colômbia propôs ainda a instalação de "mesas de integração regional" entre ambas casas, especialmente nas questões de "minas, energia, bonificações, petróleo e relações exteriores", e convidou Flores a visitar seu país.

Ela, por sua vez, declarou ter apreciado a disposição de Benedetti em contribuir com um clima de confiança que leve ao "reencontro de nossos povos", agradecendo-o "por seu empenho", mas lamentando que os dois países, "por desconhecimento, às vezes se afastem".

Caracas havia rompido laços com Bogotá em 22 de julho, enquanto representantes do então chefe de Estado colombiano, Álvaro Uribe (2002-2010), acusavam a nação vizinha de abrigar membros de guerrilhas em seu território, durante um encontro da Organização dos Estados Americanos (OEA).

O restabelecimento das relações diplomáticas com a Venezuela foi possível com a posse do novo líder do Executivo da Colômbia, que subiu ao poder no dia 7 de agosto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host