UOL Notícias Notícias
 
16/08/2010 - 11h40

Terremoto de 4,6 graus atinge sul da Itália e deixa sete feridos

ANSA
PALERMO, 16 AGO (ANSA) - Um terremoto de 4,6 graus na escala Richter atingiu hoje as Ilhas Eólicas, no sul da Itália, pouco antes das 15h locais (10h no horário de Brasília), causando desmoronamentos em algumas regiões e deixando sete feridos.

O abalo sísmico foi registrado no mar, a 13 quilômetros de profundidade e a seis quilômetros da Ilha de Lipari, uma das que formam o arquipélago. Ao sentirem a terra tremer, os moradores da região saíram de suas casas e foram para as ruas.

Segundo informações da Guarda Médica local, sete pessoas teriam recebido socorro, todas com leves escoriações devido aos desmoronamentos. Os trabalhos para determinar o número de pessoas atingidas e a quantidade de danos ainda estão sendo realizados pelos bombeiros e as autoridades locais.

O prefeito de Lipari, Mario Bruno, institui uma Unidade de Crise para tratar do assunto. Ele confirmou a notícia de que haveria feridos na localidade de Valle Muria.

De acordo com as análises em curso no Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), o abalo de hoje foi bastante superficial, contrariando os tremores profundos típicos da região, que registra uma alta atividade sísmica.

"Foi um evento superficial que foi sentido muito fortemente e advertido de modo significativo também na costa", afirmou o funcionário da entidade Luca Malagnini.

O chefe da Defesa Civil da Itália, Guido Bertolaso, está em contato com o prefeito de Lipari para verificar os danos provocados pelo terremoto e organizar a assistência à população. Dois helicópteros e duas ambulâncias já chegaram a Valle Muria para ajudar nos resgates.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host