UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 14h17

Chile: Oposição suspeita de participação de Piñera em fusão de LAN e TAM

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 17 AGO (ANSA) - Os senadores chilenos de oposição Juan Pablo Letelier, do Partido Socialista (PS), e Guido Girardi, do Partido pela Democracia (PPD), questionaram hoje a participação do presidente do país, Sebastián Piñera, na fusão das companhias aéreas LAN e TAM.

As críticas foram feitas logo após a divulgação da notícia de que o site da Latam -- a nova empresa criada com o negócio -- foi inscrito em 17 de fevereiro, quando o mandatário ainda possuía 26% da propriedade da LAN.

Letelier disse à rádio Cooperativa que "é evidente que aqui houve informação que nem todos os chilenos sabiam, que soubemos agora, e que havia negociações simultâneas que provavelmente explicaram o atraso na venda de suas ações e que justificam que seu filho tenha dito que não ganharam" dinheiro.

Na semana passada, Piñera declarou, citando palavras do filho, que perdeu US$ 700 milhões ao vender antecipadamente suas ações na LAN, a qual controlava junto à família Cueto. O fim da participação do presidente na companhia era uma das promessas de sua campanha eleitoral. Ele tomou posse em 11 de março.

"Mais do que perder, deixaram de ganhar ainda mais dinheiro com as ações", acrescentou o senador socialista.

Para Girardi, este é "um tema preocupante e temos o direito de suspeitar que todas estas operações sejam de longa data, e que finalmente aqui havia uma manipulação delas, uma vez que Piñera era um dos donos da LAN".

Alejandro Ferreiro, ex- chefe da Superintendência de Valores e Seguros do Chile, declarou à rádio que a autoridade fiscalizadora deve checar a operação frente à suspeita de uso de informação privilegiada, já que as ações da LAN dispararam antes da confirmação oficial do acordo com a TAM.

No Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) já anunciou que vai investigar a forte alta dos papéis da TAM na última sexta-feira, horas antes da companhia anunciar publicamente sua fusão com a LAN. As ações tiveram valorização de 27,64%.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host