UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 18h13

Para Bento XVI, Cossiga foi 'um importante protagonista' da vida italiana

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 17 AGO (ANSA) - O papa Bento XVI voltou a expressar hoje sua "dor" pela morte do presidente emérito da Itália Francesco Cossiga, considerando-o um "importante protagonista da vida nacional italiana e um homem de fé".

Segundo o vice-diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Ciro Benedettini, o Pontífice ainda enviará uma mensagem de condolências à família do senador vitalício e ao atual chefe de Estado italiano, Giorgio Napolitano, em decorrência desta perda.

Mais cedo, ao tomar conhecimento do falecimento, Bento XVI se disse "profundamente entristecido", informou a Rádio Vaticana.

Para amanhã, o secretário de Estado do Vaticano, Tarcisio Bertone, irá ao hospital onde se encontra o corpo de Cossiga, em Roma, para fazer uma oração.

Cossiga, de 82 anos, estava hospitalizado desde o início do mês com problemas respiratórios. Ele faleceu por volta das 13h locais (8h no horário de Brasília) desta terça-feira, após sofrer uma crise cardiocirculatória.

Considerado um dos políticos que marcaram a história da Itália, o político nascido na Sardenha foi o oitavo presidente da República italiana (1985-1992). Antes, foi eleito deputado, senador e chefe de Governo do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,84
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,35
    68.594,30
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host