UOL Notícias Notícias
 
17/08/2010 - 17h33

Pelo menos três mil turistas continuam presos em San Andrés após acidente aéreo

ANSA
BOGOTÁ, 17 AGO (ANSA) - Cerca de três mil turistas estão presos na ilha caribenha de San Andrés aguardando a liberação do aeroporto fechado após a queda de um avião, atingido ontem por um raio no momento da aterrissagem.

"O governo dispôs dois aviões tipo Hércules e nós enviaremos uma aeronave com capacidade para 37 passageiros para evacuar os turistas que ainda estão na ilha", informou hoje Francisco Méndez, presidente da Aires, companhia aérea responsável pelo avião envolvido no acidente.

O Boeing 737-700 foi atingido por um raio a aproximadamente 80 metros do solo, o que fez com que ele caísse e se partisse em três pedaços. O acidente deixou uma vítima fatal e pelo menos 109 pessoas levemente feridas, entre elas quatro cidadãos brasileiros.

Como os destroços ainda estão na pista, o aeroporto está fechado para voos comerciais. Estão liberados somente os acessos para aeronaves menores e ambulâncias de áreas privadas.

De acordo com o governador de San Andrés, Pedro Gallardo, uma comissão de autoridades da aeronáutica colombiana chegou ao local ontem à noite para extrair e analisar a caixa preta do avião.

"Hoje estamos com a expectativa do momento em que as autoridades especializadas em acidentes aeronáuticos decidam se já vamos poder reiniciar as operações para remover os restos da cabeceira da pista", explicou Gallardo.

"Ainda estão intocados [os restos do avião] até que cheguem os especialistas norte-americanos e decidam que [a retirada dos destroços] não causará nenhum risco para continuar a análise. Não poderemos mover nenhum elemento, por menor que seja", acrescentou o governador, que disse que os estudiosos chegariam ainda nesta terça-feira.

Gallardo demonstrou-se confiante na agilidade dos trabalhos para que as viagens sejam retomadas e a economia da ilha, que é baseada no turismo, não seja muito afetada pelo ocorrido.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host