UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 10h31

Autoridades comparecem a velório do ex-presidente italiano Francesco Cossiga

ANSA
ROMA, 18 AGO (ANSA) - Diversas autoridades compareceram hoje ao velório do ex-presidente e senador vitalício da Itália Francesco Cossiga, que faleceu na terça-feira em Roma em decorrência de problemas cardiorrespiratórios.

Os primeiros a chegar ao local para homenagear o político foram o presidente italiano, Giorgio Napolitano, e os titulares da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, e do Senado, Renato Schifani.

"O testamento deixado pelo presidente emérito da República, Francesco Cossiga, aos parlamentares é governar a serviço do povo, o único soberano do nosso Estado democrático", disse Schifani, que permaneceu cerca de meia hora na igreja central da Universidade Católica de Roma, onde é velado o corpo do ex-líder italiano.

Também compareceram os ministros da Justiça, Angelino Alfano, da Economia, Giulio Tremonti, do Meio Ambiente, Stefania Prestigiacomo, e o de Simplificações Normativas, Roberto Calderoli, além do vice-chanceler Vincenzo Scotti.

Outras personalidades da política italiana presentes foram o presidente emérito da Itália Carlo Azeglio Ciampi, o senador vitalício da República Giulio Andreotti e a prefeita de Milão, Letizia Moratti. O embaixador dos Estados Unidos na Itália, David Thorne, visitou rapidamente o cerimonial.

Em carta enviada a Napolitano, o titular da Comissão Europeia (órgão Executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, ressaltou "a grande contribuição de Francesco Cossiga a vida social, política e democrática da Itália e da Europa" que "deixaram marcas profundas".

Barroso recordou o senador como um "observador atento das relações internacionais, testemunha direta da queda do Muro de Berlim, um evento que revolucionou o erário político e com o qual estava pessoalmente empenhado".

O enterro do ex-presidente italiano, que foi chefe de Estado da nação entre 1985 e 1992, além de ser um dos mais reconhecidos políticos do país, ocorrerá amanhã, às 10h30 (5h30 no horário de Brasília), em Sassari, na Sardenha.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h39

    0,11
    3,269
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h44

    -0,66
    63.664,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host