UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 18h45

Piñera anuncia para novembro inauguração de corredor entre Brasil, Chile e Bolívia

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 18 AGO (ANSA) - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, anunciou nesta quarta-feira que vai inaugurar em novembro o corredor interoceânico que unirá Chile, Brasil e Bolívia, junto a seus homólogos Luiz Inácio Lula da Silva e Evo Morales.

De acordo com ele, todos os três mandatários cujos países participam do projeto estarão presentes na cerimônia. A iniciativa ligará o porto brasileiro de Santos aos chilenos de Arica e Iquique, e atravessará as regiões bolivianas de Santa Cruz, Cochabamba e Oruro.

A extensão total do projeto é de 5.850 quilômetros, dos quais 1.528 estão na Bolívia. O presidente do Chile relatou que precisam ser pavimentados somente 70 quilômetros em território boliviano para que a obra seja finalizada.

Em uma reunião com correspondentes estrangeiros, Piñera apontou ainda que "os países da América Latina estão combatendo com muito mais eficácia o terrorismo e o narcotráfico" e instou a Colômbia a "restabelecer relações de normalidade" com a Venezuela e o Equador.

O acordo para a construção do corredor foi assinado pelos três países durante um encontro na Bolívia, em dezembro de 2007, quando o Chile ainda era governado por Michelle Bachelet (2006-2010). Na época, Lula chegou a afirmar à imprensa boliviana que o projeto estaria pronto em dois anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h09

    0,17
    3,271
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h14

    -0,50
    63.764,70
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host