UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 14h47

Prefeito da Cidade do México pedirá retratação e compensação financeira a cardeal

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 18 AGO (ANSA) - O chefe de Governo da Cidade do México, Marcelo Ebrard, que se prepara para processar por "dano moral" o arcebispo de Guadalajara, Juan Sandoval Iñiguez, informou que pedirá a ele uma retratação e uma compensação financeira.

"O que interessa a mim essencialmente é que o cardeal Sandoval" ofereça uma desculpa pública a "instituições que agrediu", mas "adicionalmente, que haja uma sanção econômica", afirmou o prefeito hoje, em entrevista a uma emissora local.

No domingo, o religioso acusou o prefeito da capital mexicana de subornar a Suprema Corte de Justiça do país para que os juízes decidissem a favor da constitucionalidade da reforma na lei do Distrito Federal que legaliza a adoção de crianças por casais gays.

A medida -- adotada em março junto à norma que autoriza o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a qual, por sua vez, já havia sido considerada válida pela Corte anteriormente -- foi ratificada na sessão desta segunda-feira.

Na ocasião, os magistrados também censuraram as declarações de Sandoval. Ontem, Ebrard afirmou que o cardeal teria "que se retratar" da acusação de suborno e que não poderia fazer declarações deste tipo "impunemente".

"A sanção, que custe ao senhor", assinalou o chefe de Governo, que pertence ao esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) e é apontado como um potencial candidato às eleições presidenciais de 2012.

Ebrard indicou ainda que enquanto o arcebispo de Guadalajara "não se retratar, o processo continuará".

Um porta-voz do cardeal confirmou, no entanto, que o religioso não vai voltar atrás do que disse no domingo e que não pedirá desculpas. Além disso, a fonte afirmou que há provas das declarações feitas por Sandoval.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host