UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 17h21

Prefeito de Potosí é suspenso por dois dias após fim de protestos

ANSA
LA PAZ, 18 AGO (ANSA) - O Conselho Municipal da Prefeitura da cidade boliviana de Potosí decidiu hoje suspender de suas funções por 48 horas o chefe de Governo local, René Joaquino, após o final do bloqueio que mobilizou a região por quase 20 dias.

O político está sendo indiciado pela procuradoria por descumprimento de deveres e conduta antieconômica pela compra ilegal de veículos usados em 2006, durante sua gestão anterior como prefeito. Outras seis pessoas respondem pelo processo de transação irregular.

De acordo com a Agencia Boliviana de Informação (ABI), os réus se dizem inocentes e afirmam que a compra foi feita "para economizar". O Conselho decidiu pela suspensão para evitar uma denúncia contra seus membros por descumprimento de deveres.

"A perseguição política do governo será dura e sem piedade, mas vamos provar nossa inocência", declarou o prefeito após a decisão.

Joaquino, da opositora Aliança Social (AS), disse que a medida é uma "represália" do governo federal. "Acusam-me de ter encabeçado o movimento cívico de reivindicações que paralisou Potosí por 19 dias", explicou ele, ainda segundo a ABI.

No domingo, o governo de Evo Morales e dirigentes da região entraram em acordo depois de quase três semanas de manifestações que reivindicavam, entre outros itens, a revisão do limite entre os departamentos de Potosí e Oruro, onde está localizada uma reserva rica em recursos naturais. O conflito pelo território é histórico, mas foi acentuado recentemente.

O chefe de Governo é considerado um dos rivais políticos mais fortes de Morales em Potosí, onde cumpre seu quarto mandato como prefeito. Enquanto durar a suspensão de Joaquino, a prefeitura será ocupada interinamente por Zenón Gutiérrez, também da AS.

Esta é a quinta suspensão de um prefeito de partidos opositores que o governo federal realiza mediante ações judiciais baseadas na lei de autonomias.

A norma, criticada pela oposição, foi aprovada em julho e regulamenta a organização territorial do Estado, além de permitir a suspensão de autoridades eleitas que respondam por acusações ainda em trâmite.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host