UOL Notícias Notícias
 
18/08/2010 - 09h54

Vaticano confirma programação da viagem do Papa ao Reino Unido

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 18 AGO (ANSA) - A programação da viagem do papa Bento XVI ao Reino Unido, que ocorrerá de 16 a 19 de setembro, contará com 13 discursos, além de missas e reuniões com lideranças políticas, religiosas e da sociedade civil, entre elas a Rainha Elizabeth II.

De acordo com a programação divulgada hoje pela Sala de Imprensa do Vaticano, nos quatro dias da viagem apostólica, Bento XVI, de 83 anos, terá intensos compromissos.

No dia 16, depois da cerimônia de acolhida em Edimburgo, na Escócia, que ocorrerá pela manhã, o Pontífice fará uma visita de cortesia à rainha no Palácio de Holyroodhouse.

Depois, ele viajará à escocesa Glasgow, onde às 17h15 locais (13h17 no horário de Brasília) presidirá uma missa antes de partir, na noite do mesmo dia, a Londres.

Na capital britânica, no dia 17, estão previstos encontros com representantes de escolas católicas e líderes de outras religiões; uma visita ao arcebispo de Canterbury, Rowan Williams; reuniões com dirigentes da sociedade civil, do mundo acadêmico, culturais e empreendedores, com o corpo diplomático e com religiosos no Westminster Hall; e às 18h15 locais (14h15 no horário de Brasília) uma celebração ecumênica na Abadia de Westminster.

Na manhã de sábado (18), estão programadas reuniões com membros do governo e com dirigentes da oposição. Depois, às 10h locais (6h no horário de Brasília) será realizada uma missa na Catedral Metropolitana do Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. No mesmo dia, à tarde, Bento XVI visitará a casa de repouso St. Peter's Residence e participará da vigília de orações no Hyde Park.

No domingo (19), o Santo Padre irá a Birmingham, na Inglaterra, onde às 10h locais (6h no horário de Brasília) presidirá no Cofton Park a missa de beatificação do cardeal John Henry Newman (1801-1890), considerado o mais ilustre converso inglês à Igreja. Em seguida, recitará o Angelus.

Em seu último dia de visita está na programação a ida ao Oratório de São Filipe Néri, um encontro com os bispos de Inglaterra, Gales e Escócia e, por fim, a cerimônia de despedida. Na tarde do dia 19, ele retorna a Roma, onde deverá chegar à noite.

Esta será a 17ª viagem apostólica internacional de Bento XVI desde o início de seu Pontificado, em abril de 2005. Nos últimos meses, ele visitou Malta (abril passado0, Portugal (no mês de maio) e Chipre (em junho).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host