UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 16h45

Santos confirma que sua primeira viagem como presidente será ao Brasil

ANSA
BOGOTÁ, 19 AGO (ANSA) - O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, anunciou hoje que sua primeira viagem como chefe de Estado ao exterior será feita em 1º de setembro ao Brasil, a pedido de seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva.

"Damos uma grande importância a essa visita. O presidente Lula, muito amavelmente, insistiu que quer que seja o primeiro país que visite como presidente da República. Faço-o com muito gosto, pela importância que tem o Brasil para nós e na região", declarou Santos.

O mandatário acrescentou que viajará em companhia de uma delegação numerosa de empresários, e recordou que o investimento brasileiro no território vizinho "cresceu muito e continuará crescendo".

Lula atuou para intermediar a crise bilateral entre Bogotá e Caracas, que romperam relações em 22 de julho, depois que a nação de Hugo Chávez foi acusada por representantes do então chefe de Governo colombiano, Álvaro Uribe (2002-2010), de abrigar guerrilheiros em seu território.

O presidente do Brasil, segundo informações divulgadas na época, fez comunicações diretas com ambos países, e apoiou fortemente a intervenção do secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Néstor Kirchner, no episódio.

Os vínculos diplomáticos bilaterais foram restabelecidos em uma reunião entre Santos e Chávez em 10 de agosto -- três dias depois do novo presidente colombiano tomar posse.

Ainda hoje, o mandatário que substituiu Uribe disse que seu país conta com um respaldo de 70 nações para ingressar no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) -- entidade na qual o Brasil ocupa um assento temporário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host