UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 10h40

Série de eventos marca centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 19 AGO (ANSA) - Uma série de eventos vão celebrar o centenário do nascimento de Madre Teresa de Calcutá, morta em 1997 e reconhecida por sua obra de caridade para com os mais pobres dentre os pobres.

Nascida em Skopje, na Macedônia, a religiosa será homenageada no próximo dia 26 em todo o mundo, com missas, vigílias, novenas e conferências. O Parlamento macedônio promoverá uma sessão especial, que será seguida da apresentação do Prêmio Madre Teresa.

No mesmo dia, à tarde, uma missa solene será celebrada na Catedral do Sagrado Coração pelo arcebispo de Belgrado, Stanislav Hoevar, e uma mostra fotográfica será aberta. A celebração do centenário segue no país até o final deste ano.

Na Albânia, uma peregrinação nacional está programada também para o dia 26. Já Kosovo, de onde eram seus pais, proclamou o ano de 2010 como o de Madre Teresa.

Em Roma, na Itália, o arcebispo da Basílica de São Pedro e vigário-geral para a Cidade do Vaticano, cardeal Angelo Comastri, presidirá na mesma data uma missa, da qual participarão as congregações e comunidades religiosas fundadas pela beata.

Liturgias e novenas estão previstas, além da capital italiana, em Turim, Gênova, Bolonha, Florença, Nápoles, Reggio Calábria, Palermo e Cagliari. Em Paris, na França, Madri e Barcelona, na Espanha, Copenhague, na Dinamarca, e Munique, na Alemanha, também ocorrerão festejos.

Na Índia, onde Madre Teresa passou grande parte da vida, as celebrações começaram na última terça-feira com orações nas paróquias das dioceses de Calcutá, sede da Igreja Missionária da Caridade, onde o centenário será aberto com uma missa.

Em Nova Délhi, um programa de eventos -- iniciativa da Conferência Episcopal Indiana --, entre os quais um simpósio e espetáculos de teatro e dança, está previsto entre 23 e 31 de agosto. Na cidade haverá uma comemoração pública, que contará com a presença do presidente indiano, Pratibha Patil.

Na ocasião, o chefe de Governo apresentará uma moeda dedicada à beata. Na Índia, o dia 26 de agosto é celebrado ainda como o Dia Nacional dos Órfãos, em reconhecimento à solidariedade de Madre Teresa para com os menores abandonados.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h39

    0,66
    3,167
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h47

    -0,73
    68.095,87
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host