UOL Notícias Notícias
 
19/08/2010 - 11h59

Uruguai estuda projeto para batizar aeroporto com nome de poeta Mario Benedetti

ANSA
MONTEVIDÉU, 19 AGO (ANSA) - A bancada governista na Câmara dos Deputados do Uruguai apresentou um projeto de lei para que o aeroporto internacional de Carrasco seja batizado com o nome do poeta Mario Benedetti, falecido no último ano, informou hoje a imprensa local.

A iniciativa, da deputada Daniela Payseé, busca render um tributo ao autor de mais de 80 títulos, entre poesia, contos, ensaios e peças teatrais, e um dos mais reconhecidos autores do país.

Em declarações à revista Búsqueda, Payseé contou que a proposta já conta também com o apoio de 13 mil pessoas, que se somaram ao projeto por meio da rede social Facebook.

"Atualmente há uma tendência internacional que busca designar os terminais aéreos de passageiros com nomes de representantes da cultura que transcendem as fronteiras dos países e transformam-se em patrimônio cultural da humanidade", argumentou a parlamentar.

Neste mês, o senador do opositor Partido Colorado, Pedro Bordaberry, também apresentou uma proposta semelhante. Contudo, ele quer que o terminal da capital uruguaia passe a chamar-se La Cumparsita, que é considerado "o hino" do tango.

Mario Benedetti faleceu em 17 de maio de 2009 aos 88 anos. Por suas obras, o uruguaio foi reconhecido com diversas distinções, como o Prêmio Internacional Menéndez Pelayo, em 2005, e o Prêmio Ibero-americano José Martí, em 2001.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h19

    -0,24
    3,262
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h20

    0,14
    63.852,06
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host