UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 12h47

Associação europeia diz que união do grupo ajudará mineiros chilenos a sobreviver

ANSA
ROMA, 23 AGO (ANSA) - A psicóloga italiana e presidente da Associação Europeia sobre Transtornos por Ataques de Pânico (Eurodap), Paola Vinciguerra, falou hoje da importância de manter o contato e a união para a sobrevivência dos 33 mineiros que estão há 18 dias soterrados no norte do Chile.

"O fundamental é não abandonar o grupo, mantendo um contato contínuo, sobretudo com as famílias, com mensagens visíveis e audíveis para iluminar essa forte emoção de 'efeito túmulo' na qual se encontram", disse ela.

Ontem, foi estabelecido o primeiro contato com os trabalhadores depois de mais de duas semanas de buscas com sondas. Para retirá-los do local onde estão bloqueados, na mina San José, a 700 metros de profundidade, podem ser necessários até quatro meses a fim de escavar uma galeria que chegue até eles.

Em todo o tempo que durarem os resgates, "é possível que se desencadeiem conflitos e agressividade, além de raiva e abatimento". De acordo com Vinciguerra, "é muito importante a coesão do grupo", que no momento se encontra em um refúgio na galeria, com mantimentos e oxigênio.

Ontem, no primeiro contato desde o dia 5, os mineiros enviaram uma mensagem escrita com os dizeres "estamos todos bem no refúgio, os 33 vivos". Posteriormente, uma câmara desceu até a profundidade da galeria e captou as primeiras imagens dos homens, confirmando suas condições.

Na manhã de hoje, seriam enviados até o refúgio víveres e artigos de primeira necessidade. Para Vinciguerra o monitoramento contínuo com a "presença de um psicólogo" poderia ajudar o grupo nesta fase que durará até o resgate.

Segundo a presidente da Eurodap, quando saírem, os mineiros "serão acompanhados psicologicamente e reabilitados" com o uso de um "instrumento capaz de reativar a funcionalidade cerebral quando há bloqueio por causa de algum trauma".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h19

    -0,59
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h21

    0,95
    63.827,51
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host