UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 14h01

Festival em homenagem a Rossini recebe 18 mil visitantes na Itália

ANSA
PESARO, 23 AGO (ANSA) - A 31ª edição do Rossini Opera Festival (ROF), que foi encerrado ontem na cidade italiana de Pesaro, na região de Marcas, foi considerada um sucesso, com 18 mil visitantes e arrecadação de 900 mil euros -- números superiores aos do ano passado.

Com um público fiel, que inclui os mesmos frequentadores de grandes festivais europeus como os de Salzburgo, Bayreuth, Glyndebourne e Aix en Provence, o ROF confirma sua tendência internacional: 63% dos espectadores eram estrangeiros.

Na classificação por presença, o Japão se tornou o terceiro país em número absoluto, atrás da França e da Alemanha, enquanto aumentou a participação de russos e também de italianos.

Neste ano, a emissora Rai Radio3 transmitiu toda a programação de óperas do festival que homenageia o compositor italiano Gioachino Rossini, de forma a difundi-lo por 18 nações.

Estiveram em Pesaro correspondentes dos dois maiores jornais do mundo em tiragem: os japoneses Yomiuri Shimbun e Asahi Shimbun (que vendem respectivamente, 14 milhões e 12 milhões de cópias diárias).

Junto aos jornais, revistas especializadas e TVs, compareceram representantes de importantes teatros e festivais: Royal Opera House e Barbican Theatre, da Grã-Bretanha; Houston Grand Opera e Opera Carolina, dos Estados Unidos; De Nederlandse Opera, da Holanda; Festival Mozart, da Espanha; Teatro del Maggio Musicale Fiorentino, Teatro Comunale di Bologna e Arena di Verona, da Itália.

Para 2011, planejam-se duas novas produções de óperas de Rossini: "Mosé in Egitto" e "Adelaide di Borgogna", que vão marcar o retorno a Pesaro de dois maestros da regência lírica internacional, Graham Vick e Pier'Alli.

Posteriormente será recuperada a aplaudida "La scala di seta", regida por Damiano Michieletto. A 32ª edição se encerrará com a execução de "Il barbiere di Siviglia" em forma de concerto.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host