UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 19h22

Ministro da Defesa paraguaio põe cargo 'à disposição'

ANSA
ASSUNÇÃO, 23 AGO (ANSA) - O ministro da Defesa paraguaio, general Luis Bareiro Spaini, que teve seu julgamento político aprovado pela Câmara dos Deputados, colocou hoje seu cargo à disposição do presidente Fernando Lugo.

A decisão é tomada dias após os deputados anunciarem a pretensão de submetê-lo ao julgamento por "mau desempenho de funções". Entre as acusações contra o titular da pasta da Defesa estaria o recente roubo de fuzis de uma unidade militar.

Em nota, Bareiro diz ter "certeza, convicção e entusiasmo por ter participado, de forma correta, eficaz, honesta e solidária, da administração iniciada em 15 de agosto de 2008".

No texto, o ministro reitera ainda sua "lealdade e fidelidade" ao processo político impulsionado pelo chefe de Governo do país.

No fim de semana, ao término de suas deliberações, o Foro de São Paulo -- que reúne movimentos de esquerda e de centro-esquerda -- denunciou a existência de uma tentativa de golpe contra Lugo por meio do processo contra Bareiro.

Para os membros das agremiações que reuniram-se na última semana em Buenos Aires, Argentina, a intenção dos opositores paraguaio seria evitar que o país ingresse à União das Nações Sul-Americanas (Unasul), incorporação que deve ser ratificada pelo Congresso local.

Além de ser promotor da adesão do Paraguai ao bloco regional, Bareiro teria cometido, segundo dirigentes locais, "um grave erro ao denunciar uma 'reunião conspiratória' realizada há meses na sede da Embaixada norte-americana em nosso país".

Por conta dessa acusação, ele também foi alvo de uma moção de censura por parte dos parlamentares.

Por sua vez, o presidente do país -- que reduziu suas atividades em decorrência do tratamento que realiza contra um câncer linfático -- ainda não anunciou sua decisão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host