UOL Notícias Notícias
 
23/08/2010 - 14h49

Obra que reúne textos do Papa é apresentada na Itália

ANSA
ROMA, 23 AGO (ANSA) - O primeiro volume da coletânea das obras completas do papa Bento XVI, chamada "Teologia da Liturgia", foi apresentado neste domingo em um encontro em Rimini, no norte da Itália, segundo reportou hoje a imprensa local.

"Um presente implica uma responsabilidade: aquela de acertá-lo, de não negligenciá-lo, de entender seu valor e perceber seu alcance no tempo", declarou Dom Giuseppe Costa, diretor da Livraria Editora Vaticana (LEV), durante a exibição.

Conforme informou hoje a Rádio Vaticana, o sacerdote recordou que esse é o primeiro de 16 volumes que formam a Opera Omnia, reunião completa de toda a obra teológica do Pontífice, enriquecida por textos ainda inéditos.

De acordo com o jornal vaticano L'Osservatore Romano -- que deu amplo destaque ao evento --, também participaram da apresentação o bispo de Regensburgo, Dom Gerhard Ludwig Muller.

O religioso teve "a alegria e o compromisso" de lidar com a tradução alemã de toda a Opera Omnia, na qual, segundo ele, "as temáticas mais complicadas são como subtraídas de sua própria complexidade e ficam transparentes na linearidade interna".

"Os livros do nosso Papa são uma imensa riqueza, um dom que é nosso dever e nossa responsabilidade divulgar", assinalou Costa.

O diretor da Livraria Editora Vaticana também recordou à Rádio Vaticana a publicação em breve do segundo volume da obra biográfica e reflexiva de Bento XVI sobre a vida de Cristo, "Jesus de Nazaré".

O livro, finalizado há tempos e sob a atenção de tradutores, poderia sair "em ocasião do primeiro domingo da Quaresma, no próximo mês de março".

A publicação será feita simultaneamente em várias línguas, e 18 representações já se interessaram em fazer a primeira edição.

Além disso, no final de julho, o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou que o Pontífice trabalhava na terceira parte da obra em suas férias na residência papal de Castel Gandolfo.

Na mesma ocasião, Lombardi comentou que Bento XVI tinha estado "revisando o material dos volumes da Opera Omnia, que reúne seus escritos como teólogo e cuja publicação foi iniciada em alemão e italiano".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    -0,73
    3,259
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h00

    1,00
    63.856,77
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host