UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 13h36

Após renúncia de Bareiro Spaini, Paraguai já tem novo ministro da Defesa

ANSA
ASSUNÇÃO, 24 AGO (ANSA) - O atual vice-ministro da Defesa paraguaio, Cecilio Pérez Bordón, foi nomeado hoje pelo presidente do país, Fernando Lugo, como o novo titular da pasta, decisão tomada após a renúncia de Luis Bareiro Spaini, informou a imprensa local.

Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmada, a designação já é dada como certa por veículos da mídia do país, que citam "fontes do governo".

Bareiro Spaini colocou ontem seu cargo "à disposição" do Executivo, após ter sido acusado por parlamentares de oposição de "mau desempenho de funções". Devido a tal denúncia, foi solicitado na Câmara dos Deputados que ele fosse submetido a julgamento político.

Entre as acusações contra o então ministro estava o recente roubo de fuzis de uma unidade militar, ação atribuída pelas autoridades ao Exército Popular Paraguaio (EPP).

Em nota, Bareiro disse ter participado de "forma correta, eficaz, honesta e solidária da administração iniciada em 15 de agosto de 2008". O político também reiterou sua "lealdade e fidelidade" ao processo impulsionado pelo governo de Lugo.

Para dirigentes de esquerda, por outro lado, a ação contra o titular da pasta da Defesa seria uma forma de minar a intenção do Paraguai de ingressar na União das Nações Sul-Americanas (Unasul), visto de Bareiro era o maior promotor do projeto, que precisa ser ratificado pelo Congresso.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host