UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 11h04

Encontrado na Grécia suposto palácio de Ulisses

ANSA
ATENAS, 24 AGO (ANSA) - Arqueólogos gregos identificaram na ilha de Ítaca aquele que consideram como os restos do palácio de Ulisses, que confirmaria a existência do mítico rei, atribuindo indubitável historicidade à Guerra de Tróia contada por Homero na Odisséia.

No palácio, localizado em Exodi, com escadas escavadas na rocha, estão fragmentos de porcelana micênica e uma fonte que data de 1300 a.C., época em que teria vivido o filho de Laerte.

O professor da universidade de Ioannina e chefe da equipe de arqueólogos que faz escavações ao norte da ilha há 16 anos, Athanasios Papadopoulos, explicou que o palácio é similar em dimensão e estrutura aqueles já atribuídos a Agamenon, Menelau e Nestor, também "personagens" da epopéia homérica.

Papadopoulos e sua colega arqueóloga Litsa Kontorli já haviam encontrado na ilha uma tábua com gravação de uma cena da Odisséia: Ulisses agarrado ao mastro de seu barco para resistir ao canto das sereias. Naquela ocasião, os especialistas anunciaram estar próximos da descoberta do local.

A localização da Ítaca homérica é contestada e mesmo a figura de Homero, autor da "Odisséia" -- e também de "Ilíada" -- no século VII a.C., é objeto de controvérsia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host