UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 12h42

Governo de Morales oferece ajuda a jovem boliviano preso em mina no Chile

ANSA

SANTIAGO DO CHILE, 24 AGO (ANSA) - O cônsul da Bolívia no Chile, Walker San Miguel, afirmou hoje que o governo de Evo Morales irá ajudar a família de Carlos Mamani, jovem boliviano de 23 anos que está entre os 33 mineiros soterrados há 19 dias no Chile.

"O governo e o povo boliviano estão muito agradecidos pelos esforços do presidente [Sebastián] Piñera, de seus ministros, das suas autoridades e de seus técnicos para conseguir fazer contato com os 33 mineiros", expressou o cônsul.

À família do rapaz, San Miguel prometeu ajuda estatal para o regresso à Bolívia ou para auxílios no país vizinho.

O jovem ingressou no emprego exatamente no dia 5 de agosto, quando o acesso à mina San José, no norte da nação sul-americana, foi bloqueado por um deslizamento de terra. Junto aos outros 32 trabalhadores, ele está a 700 metros de profundidade.

San Miguel enfatizou ainda que Morales "está muito preocupado desde o momento em que soube que havia um boliviano" e, por isso, quer oferecer ajuda "não apenas a Carlos, mas aos 33, porque todos somos irmãos, todos temos uma identidade humana comum".

"As fronteiras são artificiais e estou certo de que na adversidade chilenos e bolivianos compartilham como seres humanos que querem a suas famílias, sua Pátria, a Deus, e aqui estamos para admirá-los e cumprimentá-los por essa coragem", completou o diplomata.

O primeiro contato com os trabalhadores foi feito no último domingo, quando uma das nove sondas que atuam no local conseguiu chegar até o ponto em que os homens se encontram. Por meio de um bilhete, eles disseram que estão vivos e bem.

Desde então, as autoridades trabalham para levar água, alimentos e medicamentos ao interior da mina, além de cartas das famílias. Já foram estabelecidos também contatos visual e auditivo. Estima-se que as tarefas de resgate durem pelo menos quatro meses.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h39

    -0,73
    3,259
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h46

    1,31
    64.058,12
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host