UOL Notícias Notícias
 
24/08/2010 - 15h01

Prisão de mafioso italiano detido ao tomar banho de mar é 'belo golpe', dizem ministros

ANSA
TROPEA, 24 AGO (ANSA) - Ministros italianos confirmaram e comemoraram hoje a prisão do mafioso Salvatore Facchineri, detido ontem enquanto tomava banho de mar em uma praia isolada da região da Calábria, entre Santa Domenica di Ricadi e Formicoli.

Procurado desde 25 de fevereiro, o criminoso de 36 anos era o sucessor de seu familiar Luigi, que chefiava o clã da localidade de Taurianova, na província de Reggio Calábria.

O ministro do Interior da Itália, Roberto Maroni, cumprimentou os responsáveis pela operação. "A prisão de Facchineri é um outro belo golpe cometido nos enfrentamentos contra a 'Ndrangheta [a máfia calabresa]", enfatizou ele.

O titular da Justiça, Angelino Alfano, assinalou que as iniciativas do governo contra a máfia "não saem de férias", em alusão ao atual verão do Hemisfério Norte, e que "a atividade investigativa da magistratura e das forças de ordem não conhece pausa".

"A equipe do Estado adicionou outro elemento importante na luta contra todas as formas de criminalidade organizada. Um sucesso pelo qual desejo parabenizar os magistrados e policiais", acrescentou.

Facchineri, considerado o principal expoente de seu clã na região, estava foragido desde quando abandonou a prisão domiciliar. Ele foi descoberto pelos policiais -- que investigaram a área disfarçados como turistas -- através dos movimentos de seus familiares.

Para efetuar a prisão ontem os agentes esperaram que o homem entrasse no mar, temendo que pudesse estar armado. Ele tinha se dirigido à praia acompanhado da família. As pessoas que frequentavam o local e presenciaram a detenção ficaram surpresas e aplaudiram, com gritos de "bravo".

Facchineri foi condenado a dez anos e oito meses de reclusão por impor um regime de escravidão a dois romenos, que viviam em um barraco e eram forçados a trabalhar sem serem remunerados. Ele também recebeu uma pena de seis anos e seis meses de prisão por duas tentativas de extorsão.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host