UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 16h12

OEA ajudaria nas relações entre Colômbia e Venezuela se Chávez pedisse

ANSA
BOGOTÁ, 25 AGO (ANSA) - O secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, reiterou hoje em Bogotá a vontade de intervir para ajudar na superação das diferenças entre Colômbia e Venezuela se o governo de Hugo Chávez pedir.

"A OEA não se envolve em assuntos pendentes de caráter bilateral entre países membros, a menos que solicitem os governos, de comum acordo. Não vamos intervir no tema da Venezuela, até que a solicitação não mude", afirmou ele.

Insulza se pronunciou ao sair de uma reunião com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, e a chanceler desse país, María Ángela Holguín -- que assumiram seus cargos no último dia 7 de agosto.

Colômbia e Venezuela retomaram seus vínculos diplomáticos no último dia 10, em um colóquio entre Santos e Chávez, após 20 dias de ruptura. Desde então, os chanceleres e ministros de ambos países já realizaram reuniões para avançar na formação de cinco comissões que impulsionarão o restabelecimento.

O rompimento foi efetuado por Caracas em 22 de julho, depois que representantes do então presidente colombiano, Álvaro Uribe (2002-2010) acusaram a nação vizinha de abrigar em seu território guerrilheiros das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e do Exército de Libertação Nacional (ELN).

A denúncia foi apresentada durante uma sessão do Conselho Permanente da OEA, cuja convocação havia sido pedida pelo governo de Uribe.

Ainda em Bogotá, Insulza -- que chegou na terça-feira à noite à nação sul-americana proveniente da Costa Rica -- também se encontrará com o presidente do Senado local, Armando Benedetti.

Ele se reunirá ainda com funcionários da OEA que participam de uma missão com a função de supervisionar o processo de reintegração civil de 31 mil paramilitares. Após deixar a Colômbia, o funcionário se dirigirá ao Haiti.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host