UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 13h35

Papa ganha sapatos iguais aos do Patriarca russo

ANSA
CASTEL GANDOLFO, 25 AGO (ANSA) - O papa Bento XVI foi presenteado hoje com um par de sapatos produzido pelo italiano Adriano Stefanelli, igual ao projetado ao Patriarca Cirilo, de Moscou e de todas as Rússias.

De acordo com o jornal vaticano L'Osservatore Romano, junto ao clássico par de sapatos vermelho -- recebidos pelo Pontífice desde que assumiu o Papado, em 2005 -- foi entregue outro par na audiência geral desta quarta-feira, exatamente o mesmo que fora "enviado" para Cirilo.

A ideia de criar o mesmo tipo de calçado ao Papa e ao Patriarca russo "não é uma novidade" para o italiano, que já fizera a gentileza ao Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I. Segundo ele, seria uma forma "de reforçar o que desejo em relação à unidade dos cristãos".

Desde 2003, o designer faz sapatos para os líderes da Igreja. Na época, ele se tornou reconhecido por criar um para João Paulo II. O artesão contou que tinha o objetivo de "aliviar a dor" do fragilizado papa polonês.

O serviço continua na era de Joseph Ratzinger. "Hoje, lhe dei o quinto par de sapatos", relatou Stefanelli, que trabalha em Novara, norte do país.

Com métodos tradicionais e trabalho feito à mão, o especialista declarou que sua "satisfação é ainda maior" ao ver "fotos e imagens de Bento XVI com os sapatos", o que mostram a ele que são "confortáveis".

Reconhecido em todo o país, Stefanelli já fez sapatos para diversas personalidades, como o ex-presidente norte-americano George W. Bush e o atual, Barack Obama.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host