UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 14h45

Tempestade Frank mata quatro pessoas e afeta 30 mil no México

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 25 AGO (ANSA) - Ao menos quatro pessoas morreram e cerca de 30 mil foram prejudicadas no estado mexicano de Oaxaca, sul do país, após a passagem da tempestade tropical Frank pela região, com ventos de 110 a 140 quilômetros por hora.

Os estados que ainda poderiam ser atingidos pelo fenômeno -- que ameaça se converter em um furacão nas próximas horas -- são Jalisco, Colima, Michoacán e Guerrero, nos quais a população foi alertada sobre o risco de inundações e deslizamentos.

Em Oaxaca, dois camponeses morreram em um desabamento no município de Totontepec, enquanto na região de La Cañada uma inundação arrastou seis veículos e matou dois de seus ocupantes.

A área mais castigada pelas inundações no estado é a habitada pela etnia Mixe, no Istmo de Tehuantepec, já que o Rio Los Perros saiu de seu leito hoje e afetou 600 famílias nas localidades de Juchitán de Zaragoza, Salina Cruz e Tehuantepec.

Na bacia do rio Papaloapan, limítrofe com o estado de Veracruz, há ao menos dez mil pessoas prejudicadas pelo transbordamento do rio Valle Nacional, onde cerca de dois mil hectares de cultivo foram destruídos.

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que a tempestade está atualmente 270 quilômetros a sudoeste do porto de Lázaro Cárdenas, no estado de Michoacán, e 290 quilômetros ao sul de Tecomán, no estado ocidental de Colima, com um deslocamento de 15 quilômetros na direção oeste-noroeste.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host