UOL Notícias Notícias
 
25/08/2010 - 19h05

Violência no México cresce de maneira 'inusitada', denunciam ONGs

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 25 AGO (ANSA) - A violência no México cresce "de maneira inusitada", e tem se agravado não somente devido ao narcotráfico, mas também em decorrência de outras ações criminosas, denunciaram hoje ONGs locais.

As conclusões estão em um relatório da entidade México Evalúa divulgado depois da descoberta de 72 corpos de imigrantes legais -- entre os quais quatro brasileiros, segundo confirmação do Itamaraty -- em um rancho na cidade de San Fernando, no estado de Tamaulipas, em um dos piores massacres do tipo já registrados na nação.

"O desânimo social já chegou a níveis nunca vistos neste país", advertiu Alejandro Martí, presidente da entidade México SOS, que teve um de seus filhos sequestrado e morto.

De acordo com o estudo, as taxas de homicídio em algumas cidades chegaram a aumentar 6,3 vezes com relação a 2006, como no caso de Ciudad Juárez -- considerado o lugar mais perigoso do mundo. Quanto às punições, somente pagam por seus atos os culpados por 29 em cada 100 assassinatos.

Para Edna Jaime, da México Evalúa, a maioria das mortes "não é investigada" porque é colocada "na gaveta das execuções vinculadas ao crime organizado".

O problema vem aumentando desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón tomou posse e enviou às ruas cerca de 100 mil militares e policiais para combater o narcotráfico. Até o momento, os confrontos deixaram pelo menos 28 mil vítimas fatais, segundo dados oficiais.

As ONGs também denunciaram que a escalada de violência que atinge o país se deve em parte ao descumprimento do Acordo Nacional pela Segurança, Justiça e Legalidade, firmado em 2008 como uma tentativa de melhorar o quadro.

Assinado por Calderón, governadores dos 31 estados mexicanos e outras autoridades, o texto pretendia fortalecer as instituições ligadas à segurança pública, entre outros pontos. Recentemente, empresários locais afirmaram que o pacto "não funcionou" devido à politização que gira em torno dele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host