UOL Notícias Notícias
 
02/09/2010 - 08h25

Papa se reúne com Shimon Peres em paralelo às negociações entre Israel e Palestina

ANSA
CASTEL GANDOLFO, 2 SET (ANSA) - O papa Bento XVI recebeu hoje o presidente de Israel, Shimon Peres, no mesmo dia em que o primeiro-ministro do país, Benjamin Netanyahu, e o titular da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, retomam negociações diretas de paz em Washington.

Peres chegou a Roma pouco antes das 9h (4h no horário de Brasília) e se dirigiu para Castel Gandolfo, nas proximidades da capital italiana e onde está localizada a residência papal onde o líder máximo da Igreja Católica passa férias.

O encontro entre o presidente e o Pontífice durou em torno de 40 minutos, segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé, e ocorreu em inglês.

Antes de ver Bento XVI, o israelense -- que estava acompanhado por uma delegação de seis pessoas -- conversou por cerca de meia hora com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, e com o secretário para as Relações com os Estados, Dominique Mamberti.

Na tradicional troca de presentes, Peres ofereceu ao Papa um candelabro com sete braços chamado de menorá, um dos mais tradicionais símbolos da cultura judaica e emblema do Estado de Israel, feito de prata e com 30 centímetros de altura.

Na dedicatória pessoal, o presidente escreveu: "A Sua Santidade o papa Bento XVI, o pastor que procura conduzir aos campos das bênçãos e aos campos da paz", e assinou "com grande estima".

Em troca, o Pontífice deu uma medalha de bronze de 14 centímetros de diâmetro emoldurada em travertino -- uma cópia do objeto colocado por Alexandre VII no interior da primeira pedra das colunas norte da Basílica de São Pedro, em 1657. A medalha traz o projeto inicial de sistematização da Praça de São Pedro.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host