UOL Notícias Notícias
 
14/09/2010 - 09h53

México: Militares recriam passagem históricas em festa do Bicentenário

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 14 SET (ANSA) - Milhares de soldados mexicanos encenaram ontem, na presença do presidente Felipe Calderón e de delegações de outros países, as principais passagens da História do país como parte dos festejos do Bicentenário da Independência Nacional.

Militares de Brasil, Argentina, Canadá, Colômbia, China, Estados Unidos, El Salvador, Guatemala, Peru, Venezuela, França e Alemanha assistiram à cerimônia na esplanada do Colégio Militar, na zona sul da Cidade do México.

Mais de 11 mil soldados participaram da recriação de ações de herois nacionais como Miguel Hidalgo, José María Morelos, Benito Juárez, Francisco I. Madero, Pancho Villa e Venustiano Carranza.

Durante a exibição, uma réplica de uma locomotiva de 1900 cruzou o cenário, além da exibição de uma dezena de veículos antigos, peças de armamentos históricos e 135 cavalos.

Entre as apresentações mais aplaudidas pelos milhares de convidados estiveram uma demonstração da Força Aérea Mexicana com atuações de aviões caça, pequenos aviões e helicópteros, e os saltos de paraquedistas com rastro de fumaça verde, branca e vermelha, as cores da bandeira mexicana.

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal contou com três mil policiais além dos 11 mil escolhidos previamente para vigiar a ordem das festas.

O secretário Manuel Mondragón disse que amanhã serão instalados cinturões de segurança que abrangerão grande parte da avenida Reforma até El Zócalo, a principal praça da cidade, onde se espera a presença de até um milhão de pessoas para as comemorações.

Além do Bicentenário da Independência, os mexicanos celebram o Centenário da Revolução Mexicana. Para amanhã está programada a festa mais importante, com um grande desfile com carros alegóricos, fogos de artifício e personagens carnavalescos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host