UOL Notícias Notícias
 
26/07/2011 - 16h15

Piñera reunirá dirigentes políticos para discutir educação

ANSA

SANTIAGO DO CHILE, 26 JUL (ANSA) - O presidente do Chile, Sebastián Piñera, convidou os dirigentes de todos os partidos políticos chilenos para se encontrarem amanhã no Palácio La Moneda, sede do governo, para discutir uma solução para as recentes mobilizações estudantis.

"Os estudantes conseguiram colocar o tema da educação no coração do debate, mas quero lhes dizer que o tema da educação sempre esteve no coração de nosso governo", disse o mandatário.

Estudantes chilenos protestam por melhorias na educação
Veja Álbum de fotos

Cerca de 400 mil pessoas se mobilizaram no final de junho em seis cidades chilenas durante uma manifestação convocada pela Federação de Estudantes do Chile e pelo Colégio de Professores do país, segundo o balanço entregue por ambas as organizações.

Os manifestantes lutam contra a má qualidade do ensino no país e pedem por melhores condições de trabalho e salário para os trabalhadores do setor público, além da estatização do setor.

Outras áreas do país também se mostram descontentes com a gestão de Piñera, como a dos mineradores do setor de extração de cobre.

Sindicatos da estatal chilena Codelco, a maior produtora mundial do metal, estão avaliando a possibilidade de se juntar à paralisação da mina de La Escondida, controlada pela anglo-australiana BHP Billiton, que está no seu quinto dia de greve.

Apesar dos trabalhadores mobilizados reivindicarem melhorias salariais, as razões dos funcionários da Codelco são diferentes -- seus funcionários querem uma resposta do governo sobre os boatos de privatização da mina Gabriela Mistral.

Eles fizeram recentemente uma greve de "advertência" que durou 24 horas e que mobilizou mais de 40 mil funcionários ligados à empresa. Calcula-se que 4.900 toneladas do metal deixaram de ser produzidas neste dia, representando uma perda de US$ 41 milhões, segundo cálculos da companhia.

 

Veja mais

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    1,15
    4,124
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h25

    -2,34
    97.667,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host