Topo

Morre um dos primeiros astronautas a orbitar a Terra

Scott Carpenter morreu aos 88 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral na quinta-feira (10) em um hospital de Denver, nos Estados Unidos - NASA, File/AP
Scott Carpenter morreu aos 88 anos em decorrência de um acidente vascular cerebral na quinta-feira (10) em um hospital de Denver, nos Estados Unidos Imagem: NASA, File/AP

Em Roma

11/10/2013 09h34

Scott Carpenter, um dos primeiros astronautas norte-americanos a orbitar a Terra, em 1962, morreu ontem (10) aos 88 anos. O astronauta morreu em hospital de Denver, nos Estados Unidos, informou a mulher dele, Patty Carpenter.

O astronauta Em 1959 Carpenter foi escolhido pela Agência Espacial Americana (Nasa) para fazer parte da primeira equipe de astronautas norte-americanos, do Projeto Mercury 7, da qual hoje apenas um continua vivo, John Glenn. 

Com a cápsula Auora 7, Carpenter realizou três voltas em torno da Terra, para experimentos científicos, em um voo que durou cinco horas. Mas o retorno, nas águas do Oceano Atlântico, deixou todos tensos, pois por causa de cálculos errados, a descida aconteceu a 300 quilômetros de distância do previsto, e as equipes de resgates demoraram algumas horas para verificar se ele estava bem.   

Mas este não foi o único problema relacionado ao seu voo, escreveu o New York Times, recordando o mal funcionamento de alguns mecanismos que controlavam a altitude e ele mesmo acendeu com alguns segundos de atraso os foguetes para o retorno a Terra.   

Em um livro, Carpenter escreveu que estar entre os primeiros homens no espaço representava para ele "uma possibilidade para a imortalidade e algo pela qual teria dado a vida".