Topo

Morre filosofo italiano Giovanni Reale

15/10/2014 08h26

MILÃO, 15 OUT (ANSA) - O filosofo italiano Giovanni Reale, morreu nesta quarta-feira (15) em sua casa na localidade italiana de Luino aos 83 anos, informou a editora La Scuola. As causas da morte não foram divulgadas.   

A editora publicou o livro mais famoso do filosofo, o manual que acompanhou varias gerações de estudantes do ensino médio italiano, "O Pensamento Ocidental das Origens aos Dias de Hoje", cuja primeira edição é de 1983 e que no ano passado foi publicada revisada e ampliada.   

Escrita junto com Dario Antiseri, a obra de três volumes trata a filosofia desde a idade antiga, média, moderna e contemporânea. "O pensamento Ocidental" foi traduzido para o português, russo, espanhol, cazaque, e atualmente esta sendo traduzido para o lituano, chinês e urdu.   

Reale ficou conhecido não apenas por suas obras utilizadas em escolas, mas também pela sua releitura de Aristóteles, Sócrates, Santo Agostinho e sobretudo sobre Platão.   

Nascido em Candia Lomellina em 1931, o filosofo se formou na Universidade Católica do Sagrado Coração de Milão, onde foi professor de História de Filosofia Antiga e fundou o Centro de Pesquisas de Metafísica.   

O filosofo ainda era muito ativo, junto com Dario Antiseri estava terminando de corrigir o manual de "Cem Anos de Filosofia. De Nietzsche aos Nossos Dias", apresentado com sucesso na Feira do Livro de Frankfurt e que deve ser publicado em janeiro e já será traduzido para o espanhol, português, romeno e croata.   

"Um querido amigo e um mestre. Os seus trabalhos sobre Platão são fundamentais, mas era também muito atento aos desenvolvimentos da filosofia contemporânea. Era uma pessoa exemplar, deixa uma grande herança intelectual e moral", declarou Antiseri.(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.