Topo

Fidel Castro vota em eleições municipais em Cuba

Aos 88 anos, Fidel Castro registrou seu voto para as eleições municipais em Cuba - Alex Castro/AP
Aos 88 anos, Fidel Castro registrou seu voto para as eleições municipais em Cuba Imagem: Alex Castro/AP

Em Havana

20/04/2015 11h19

Apesar do voto não ser obrigatório em Cuba, até mesmo o ex-ditador Fidel Castro, 88, participou das eleições municipais realizadas neste domingo (19).

De acordo com a imprensa estatal local, Fidel votou de sua residência, em Havana. Como prevê a legislação, um representante de sua zona eleitoral buscou o voto e o depositou em uma urna instalada na Plaza de la Revolución.

Pleito

As autoridades eleitorais cubanas divulgaram que mais de 6,4 milhões de pessoas votaram, o que representa cerca de 76% dos eleitores do país.

Os representantes escolhidos serão "delegados" que representam as regiões onde moram diante de problemas da comunidade local.

Eles fazem parte das chamadas Assembleias Municipais do Poder Popular.

Opositores

Dois opositores entraram na corrida eleitoral pela primeira vez em Cuba, apesar de terem admitido derrota nas urnas. Hildebrando Chaviano, de 65 anos, e Yuniel López, de 26, foram escolhidos em uma espécie de eleição primária para representar bairros da região da capital, Havana.

Apesar de os dois se definirem como opositores ao regime castrista, nenhum deles participa de qualquer espécie de grupo dissidente. Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.