Diplomata italiano assume comando do Acnur

ROMA, 04 JAN (ANSA) - O diplomata italiano Filippo Grandi, de 58 anos, tomou posse nesta segunda-feira (4) como novo chefe do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), órgão que se ocupa da maior crise migratória desde o fim da Segunda Guerra Mundial.   

Em seu discurso na sede da entidade, em Genebra (Suíça), Grandi disse que o Acnur está navegando em "águas extraordinariamente difíceis". "É muito perigosa a combinação entre os múltiplos conflitos e os consequentes êxodos em massa, junto com os novos desafios para o refúgio e a lacuna entre as exigências humanitárias e os recursos à disposição, além da crescente xenofobia", declarou.   

O italiano substitui o português António Guterres, que estava no cargo desde 2005. Ele iniciou sua carreira nas Nações Unidas no próprio Acnur, em 1988, e participou de missões em vários países, incluindo Sudão, Síria, Turquia, Iraque, Quênia, Afeganistão e República Democrática do Congo.   

Entre 2010 e 2014, serviu como comissário da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (Unrwa, na sigla em inglês). Grandi é formado em filosofia pela Universidade de Veneza e guiará um órgão com 10 mil funcionários, atuante em 123 países e vencedor de dois prêmios Nobel da Paz, em 1954 e 1981.   

No último ano, a Itália foi um dos focos da mais grave crise de refugiados no planeta desde a Segunda Guerra Mundial, com milhares de imigrantes chegando ao seu território por meio das "travessias da morte" no mar Mediterrâneo. Entre 1º de janeiro e 17 de dezembro de 2015, 150.317 solicitantes de refúgio desembarcaram no país, e outros 2,9 mil morreram tentando completar o trajeto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos