Oposição elege novo presidente do Parlamento venezuelano

CARACAS, 4 JAN (ANSA) - O secretário do partido de oposição Ação Democrática (AD), Henry Ramos Allup, foi escolhido como novo presidente da Assembleia Nacional (AN) venezuelana. Informação foi divulgada pelo secretário-executivo da coalizão Mesa da Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba. Segundo ele, a decisão foi tomada por meio de voto "universal, direto e secreto" em votação "a portas fechadas".   

Em coletiva de imprensa, o opositor explicou que Ramos Allup recebeu 62 votos e o deputado Julio Borges, líder do partido Primeiro Justiça, 49.   

Ramos Allup, por sua vez, afirmou que o grande vencedor foi a Venezuela, pois "representamos um alternativa" para que as coisas possam mudar no país."Não seremos um contrapoder, mas um poder autônomo. Aqui não haverá hegemonia", concluiu, em conversa com jornalistas.   

Na próxima terça-feira, dia 5, a nova formação da Assembleia, que tem "supermaioria" opositora, toma posse para mandato de cinco anos.   

Ramos Allup substituirá o chavista Diosdado Cabello, forte aliado do ex-presidente Hugo Chávez, morto em 2013, na primeira vez que o cargo é ocupado por um opositor em cerca de 16 anos.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos