Hollande homenageia vítimas do Charlie Hebdo em Paris

PARIS, 5 JAN (ANSA) - O presidente francês François Hollande, ao lado da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, inaugurou nesta terça-feira, dia 5, uma placa "em memória às vítimas do atentado terrorista contra a liberdade de expressão" perpetrado na redação da publicação satírica "Charlie Hebdo" no ano passado.   

Durante o ato oficial foram depositadas flores no local e os presentes fizeram um minuto de silêncio. Participaram da cerimônia, além de figuras públicas, como o premier Manuel Valls e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, familiares das vítimas.   

Em 7 de janeiro de 2015, homens armados abriram fogo contra a sede do periódico, deixando Frédéric Boisseau, Franck Brinsolaro, Cabu, Elsa Cayat, Charb, Honoré, Bernard Maris, Mustapha Ourrad, Michel Renaud, Tignous e Georges Wolinski mortos. O último dos homenageados teve a grafia de seu nome errada. Seu sobrenome foi escrito na placa com a letra Y ao invés de I e foi motivo de piada nas redes sociais. Autoridades disseram que monumento será corrigido assim que possível. O policial Ahmed Merabet, que tentou deter os terroristas e também foi morto na ocasião pelos irmãos Said e Sherif Kouachi, foi homenageado com outra placa nas proximidades. Uma terceira placa, que homenageia as vítimas de um ataque em 9 de janeiro em um mercado judaico, que deixou quatro mortos, também foi inaugurada hoje.   

O mesmo autor do atentado contra a venda kasher, Amédy Coulibaly, também matou uma policial em Montrouge, sul de Paris, em 8 de janeiro. Ela será homenageada com uma placa que será inaugurada no sábado.   

É um costume parisiense informar em placas locais que foram palco de eventos históricos ou onde moraram pessoas famosas.   

A placa que homenageia as vítimas do ataque à publicação foi colocada na rue Nicolas Appert. Na última segunda-feira, dia 4, quase um ano após o atentado, a publicação satírica lançou uma edição especial lembrando a data.   

(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos