Londres identifica novo 'algoz' do Estado Islâmico

LONDRES, 05 JAN (ANSA) - O novo algoz do grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) foi identificado pelas autoridades britânicas e se chama Siddharta Dhar, 32 anos, um ex-comerciante de Londres. Segundo a emissora "BBC", o homem era de uma família que seguia o hinduísmo, mas converteu-se há 10 anos quando conheceu e casou-se com sua esposa, Aisha, que era muçulmana. De acordo com vizinhos ouvidos pela TV, era ela quem pode ter "radicalizado" o marido.   

Apesar de não ter se pronunciado oficialmente, a identificação de Dhar pode aumentar as dúvidas sobre o sistema de controle de entrada e saída da Grã-Bretanha. Isso porque o comerciante, que tem quatro filhos, havia sido preso em setembro de 2014 por ter sido acusado de participar do grupo terrorista, já extinto, Al-Muhajiroun. Horas após ter sido detido, o homem conseguiu sair da detenção, buscou sua família e partiu para a Síria em um voo direto do Reino Unido.   

Também conhecido como Abu Rumasayah, o homem chegou a dar uma entrevista para a própria "BBC" para debater o porquê de tantos muçulmanos estarem mudando-se para a Síria. A mãe e a irmã do britânico acreditam que é realmente a voz de Dhar como algoz do EI, durante a execução de cinco supostos espiões britânicos.   

Apesar disso, elas pedem que a polícia revele se tem informações sobre seu irmão e dizem estar "chocadas" com a atitude do familiar.   

Dhar é o novo "substituto" do famoso Jihadista John, o também inglês Mohamed Emwazi, que teria sido morto em um ataque aéreo em novembro do ano passado.   

- Menino é filho de britânica: Ao final do vídeo da execução dos cinco "espiões", um menino chamou a atenção do mundo por dizer que o EI iria "caçar" todos aqueles que não acreditam em Alá "onde quer que estejam". Segundo a mídia britânica, a criança de quatro anos seria filha de Grace 'Khadija' Dhare, uma mulher de Londres que teria ido para a Síria para se casar com um dos extremistas. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos